A moda é cíclica. Tudo que já esteve na moda, que sua mãe, sua avó e até bisavó usou poderá, um dia, ser usado por você. Claro que algumas coisas nós torcemos para não virar tendência, outras nós desejamos que voltem. Isso não significa que agora não há nada que não possa ser inventado. Releituras acontecem, mas ainda há espaço para inovações. Uma forte tendência agora é inspirada no visual bizarro de Lady Gaga, que faz muitas releituras dos anos 80, porém com muitas coisas novas, looks modernosos. Claro que ninguém vai sair por aí vestido de Lady Gaga, mas pensando bem, muitos dos looks apresentados nas passarelas não são usáveis no cotidiano.
Um breve panorama da Moda
Anos 40 e 50
As saias rodadas ainda tomavam conta do guarda roupa feminino. Corselês e corpetes, usados como roupas de baixo, serviam para marcar a cintura. Nunca se saia de casa sem usar meias 7/8 finas. Os sapatos de bico redondo complementavam os looks. As roupas eram, ao contrário do que se pensa, lisas. As estampas, como a de poás, eram usadas em ocasiões, como festas e jantares.
Anos 60
Minissaia, botas de cano longo, meia 5/8, cabelos volumosos e vestidos tubinhos. Estampas assimétricas, estruturas nem tanto. Os cortes eram geralmente retos, sem marcar muito a cintura.
Anos 70
Amor livre, estilo de vida dos hippies. Estampas florais, flores nos cabelos. Conforto acima de tudo. Calças jeans e boca-de-sino. Couro cru, franjas, nas roupas e nos cabelos. Botas no estilo cowboy.
Anos 80
Muito Flúor, cores neon. Lycra. Com a estética de Madonna, muita renda preta, jeans rasgado e cabelos rebeldes. E, claro, ombreiras. Óculos escuros, estilo wayfarer. Tachas e aplicações. Também se usa muito as famosas camisetas de banda.
Anos 90
Surgem as bandas grunge, que ditaram parte da estética dos anos 90. Nirvana e Pearl Jam foram as mais famosas. Quase tudo é muito surrado. Calça jeans rasgada, camiseta de bandas surradas, camisas com estampa xadrez e tênis all star.
Hoje, o mais interessante é poder usar tudo isso sem parecer brega ou antiquado. As ombreiras hoje estão com tudo (e eu achava breguérrimas), assim como as rendas pretas e os jeans rasgados, totalmente na vibe 80’s. Isso não significa que você não possa se jogar nas outras épocas. Visual 40’s/50’s não se usa, se tem. A mulher deve ter esse estilo definido, caso contrário, ficaria uma coisa meio de festa à fantasia. Referência desse estilo hoje é a dançarina de burlesco Dita Von Teese. Os dos anos 60 podem ser usados em situações mais clássicas, abusando dos tubinhos. E os dos anos 70 podem ser usados no dia-a-dia, fazendo o estilo hippie chic. Anos 80 são os que estão mais em voga atualmente, então basta dar uma olhada nos desfiles mais atuais para se orientar. E o dos anos 90, basta se inspirar nas gêmeas Olsen. Misturar intens de várias épocas também é interessante.
Mas ficaremos apenas na inspiração de épocas anteriores? Alguns acham que a moda já esgotou todas as suas possibilidades. Eu duvido muito, pois como falei no início, Lady Gaga é um exemplo vivo disso.
Veja alguns exemplos de como usar o estilo de cada época atualmente:
Muito LEGAL eu ADOREI.... Botei até algumas coisas no meu trabalho de Inglês..... <3
ResponderExcluir