domingo, 17 de outubro de 2010

Persepolis

Persepolis é um filme francês de animação de 2007, baseado no romance gráfico autobiográfico homônimo de Marjane Satrapi. O filme foi escrito e dirigido por Satrapi e Vincent Paronnaud. Sua trama começa com a pequena Marjane assistindo a Revolução Iraniana, quando a população vai às ruas exigir a renúncia do ditador Xá Reza Palahvi. Filha de pais revolucionários de esquerda, Marjane cresce em um ambiente onde nada lhe é escondido e tem contato com a ideologia comunista , bem como convive com pessoas que foram presos políticos, como seu tio Anoush, ídolo de infância que acaba por ser executado pelo novo governo dos aiatolás. É durante esse período de cerceamento que Marjane chega a adolescência, é obrigada a usar o véu e para consumir a cultura ocidental, como discos do Iron Maiden, tem de ir ao mercado negro.

Com espírito revolucionário, Marjane passa a ter dificuldades em se adaptar ao novo regime político do país e é quando seus pais decidem que ela deve estudar fora. Marjane vai então para a Áustria, onde vivencia as crises existenciais típicas da adolescência, somadas ao fato de estar longe da família e de ser uma iraniana em um país estrangeiro.

O interessante do filme, é poder transportar os dilemas e convicções de Marjane para uma pessoa de qualquer nacionalidade: o questionamento das condições sociais, a ousadia característica do jovem e a sensação de que se pode mudar o mundo sozinho, a angústia em ser um estrangeiro em um país desconhecido, a solidão, desilusões amorosas e conflitos emocionais. Com uma estética diferenciada, grande parte da animação é feita em preto e branco, o que nos ajuda a entender a obscuridade do período que a família de Marjane enfrentava.

Vencedor de quatro prêmios, entre eles o Prêmio do Júri do Festival de Cannes de 2007, e indicado a mais oito prêmios, Persepolis é um filme que retrata a dor de uma nação, sob a perspectiva de uma jovem mulher. O filme está disponível no YouTube em 17 partes, porém sem legendas. O áudio original é em francês.


Assista ao trailer (legendas em inglês):

3 comentários: