Veronika decide morrer
Pela primeira vez, achei que fizeram um trabalho realmente bem feito com uma adaptação de um best-seller, que geralmente são feitas visando somente os lucros.
Entrei no cinema preparada para a decepção, pois havia lido que muitas mudanças em relação ao livro foram feitas, por exemplo, o fato de Veronika ser nova-iorquina no filme.
Estava até com vontade de ver esse filme, mas confesso que ontem, só o assisti por falta de coisa melhor. E o filme realmente me surpreendeu.
Primeiro vamos ao aspecto visual do filme. A iluminação é escura, como era de se esperar, porém a câmera está sempre em movimento, o que não é o padrão hollywoodiano. Esse movimento da câmera, meio amador, transmite a angústia de Veronika ante os que podem ser seus últimos dias de vida, passamos o filme inteiro tentando focar as cenas e respirando profundamente. Em algumas cenas de diálogo, os rostos são filmados de muito perto e em ângulos melancolicamente angustiantes, nos envolvendo com os sentimentos do personagem naquele momento. Eu achei que algumas cenas iam ser absurdamente obscenas, levando em consideração alguns trechos do livro, mas a diretora Emily Young pareceu entender que não é preciso sensacionalismo para se fazer um bom filme.
O silêncio é esmagador em algumas cenas, e o filme se arrasta na trama, como se fosse uma referência à espera de Veronika pela morte, mas de maneira alguma isso deixa o filme monótono ou maçante (apesar de que vi um casal saindo da sala na metade do filme). O que é bom, pois mostra a natureza diversa de Veronika decide morrer, sua singularidade em relação aos filmes “enlatados”.
A interpretação de Sarah Michelle Gellar é convincente, mas a de Jonathan Tucker é espetacular. A expressão vazia, o olhar assustado, a introspecção, tudo é feito com maestria, e ele nos mostra exatamente o que precisamos saber sobre ele sem precisar falar (o ator só diz umas poucas frases no final do filme).
O filme me trouxe mais reflexão do que o livro (apesar de eu que era muito nova quando o li, talvez eu precise dar uma olhada de novo). E quando nada mais vale a pena? Aquele sentimento de vazio nos invade... Dar um fim na própria vida é a solução? E se tivéssemos uma segunda chance? Uma oportunidade de redescobrir o dom da vida, o milagre de cada dia, estaríamos dispostos a continuar em frente? Uma lição de vida, uma história de amor peculiar... E um recomeço, é disso que se trata Veronika decide morrer.
Assista o Trailler:
Nenhum comentário:
Postar um comentário