Lançado em dezembro de 2008, em colaboração da Warner Brothers com a Pepfar (Plano de Emergência para AIDS da Presidência dos Estados Unidos), o game “Pamoja Mtaani” – ou “Juntos na Proteção” na tradução do inglês “Together in the Hood” - se destaca dos outros games de ação convencionais pelo seu objetivo singular: a alerta sobre o vírus HIV e proteção sexual. Seguindo a linha dos videogames para adolescentes, este está recheado de ação, conta com uma trilha sonora hip-hop e seu cenário está cheio da cultura do “street” e do grafite.
O desafio para os desenvolvedores do game foi montar um jogo que passasse a mensagem, mantendo a diversão dos jogadores.
O game pode ser jogado por cinco pessoas simultaneamente. Durante o jogo, os personagens são roubados e o objetivo do jogo é andar pela cidade e achar seus bens. Competições de dança de rua e grafite ajudam os jogadores a avançarem no jogo. Ao interagir com os personagens de outros jogadores, o personagem fala sobre sua vida sexual e cada personagem se decide por levar uma vida sexual mais segura, se protegendo do vírus que causa a AIDS.
O jogo foi implantado nos centros de juventude em Nairóbi, no Quênia. Segundo Grace Osewe, que está liderando o projeto, o jogo pode ajudar porque muito jovens quenianos têm pouco senso do risco de contaminação por HIV. Em 2007 uma pesquisa mostrou que 7,8% dos quenianos estavam infectados.
Cerca de 3000 adolescentes já jogaram o “Pamoja Mtaani”, e alguns destes jogadores decidiram fazer o teste de HIV após jogarem. Uma equipe de pesquisadores da Universidade Emory, de Atlanta (EUA) está conduzindo um estudo para determinar o quanto o jogo é realmente efetivo.
Muito legal essa idéia. Juntar o que diverte, e eles prestam atenção com a saude e a prevenção.
ResponderExcluirCreio que vá dar certo.
Beeeijos